"A vida é de quem se atreve a viver".


Arnaldo Antunes, música e literatura
Show de Arnaldo Antunes abre a III Bienal do Livro

Dia 21 de outubro, a partir das 22h, no Estádio Mané Garrincha. Abertura do evento, às 20h, com homenagem à poeta Adélia Prado. Entrada franca.

A homenagem ao cientista político português Boaventura de Sousa Santos, será no dia 27/10. Participe também da campanha de doação de livros para as bibliotecas públicas do DF.

A III Bienal conta com a presença de cerca de 120 escritores convidados. Serão sessões de autógrafos e lançamentos de livros, contação de histórias, apresentações teatrais (com participação especial do ator Jonas Bloch com a peça "O delírio do verbo"), além de shows musicais de artistas como Arnaldo Antunes, Chico César e Zizi Possi e nomes de destaque da música do Distrito Federal.

Durante dez dias, estarão reunidos em Brasília autores e pensadores de várias nacionalidades, discutindo temas palpitantes da realidade mundial. Dentre os autores estrangeiros, além do homenageado Boaventura de Souza Santos, estarão em Brasília nomes como a cubana Teresa Cárdenas, os mexicanos Guadalupe Nettel e Jorge Volpi, o inglês Theodore Dalrymple (pseudônimo do psiquiatra e escritor Anthony Daniels), o norte-americano Glenn Greenwald (que junto com Edward Snowden, revelou ao mundo a existência de um programa de vigilância global dos Estados Unidos), o argentino Martin Caparrós, os franceses Dominique Cardon, Jean-Yves Loude e Léonora Miano, a australiana Kathryn Bonella, a portuguesa Raquel Varela, o equatoriano Alberto Acosta, dentre outros.
 
Representando o universo literário brasileiro, estarão em Brasília, além da homenageada Adélia Prado, Marcelino Freire, Fernando Bonassi, Mário Prata, João Gilberto Noll, Daniela Arbex, Marcia Tiburi, Maria Valéria Rezende, Fernando Morais, Amara Moira, Conceição Evaristo e outros 34 escritores nacionais. Somam-se a eles alguns autores do Distrito Federal.

A BIENAL é uma realização do ITS – Instituto Terceiro Setor e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Distrito Federal, do Governo Federal e de empresas da iniciativa privada.
LANÇAMENTO - Durante a III BIENAL, Boaventura de Sousa Santos lançará o livro As Bifurcações da Ordem: revolução, cidade, campo e indignação (Cortez Editora). Trata-se do terceiro volume da Coleção Sociologia Crítica do Direito, em que o autor publica os estudos que realizou nas últimas três décadas. No novo volume, Boaventura analisa, em contextos temporais e espaciais distintos, os diversos contornos de como a ordem jurídica, o direito e os tribunais refletem os processos de transformação social e simultaneamente os influenciam.
 
No livro, o autor apresenta as condições em que o direito pode ser mobilizado em benefício das classes sociais mais vulneráveis, ao mesmo tempo em que mostra que são muito exigentes as condições para que se consiga diminuir a injustiça social, a desigualdade e a discriminação, levando o direito a permanecer nas mãos dos interesses das classes dominantes e das forças conservadoras. Boaventura, entretanto, revela que a tensão entre os dois lados permanece.

Mais informações: www.bienalbrasildolivro.com.br

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos