"A vida é de quem se atreve a viver".


Este é o segundo curso deste ano promovido pela Escola do Olhar. O primeiro foi Cor-po-nós (Foto)
MAR seleciona jovens da Pavuna para formação cultural

De hoje (28/6) até o dia 17 de julho o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) vai selecionar 12 jovens da Pavuna para participar do projeto Percursos Formativos, que passa por todas as áreas que estruturam o museu. 

O programa é desenvolvido pela Escola do Olhar, polo educacional do museu, que pretende formar e promover jovens da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro na produção da arte e da cultura. Este é o segundo curso promovido este ano, o primeiro, Cor-po-nós, aconteceu de 28 de janeiro a 1º de fevereiro.

Os jovens selecionados vão percorrer as áreas que estruturam o museu e suas competências, como: curadoria, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração, valorizando a formação e a prática.

O programa de formação também permite que os inscritos entrem em contato e diálogo com artistas atuais que trabalham com diversas linguagens, como a pintura, a colagem, o slam, além de outros espaços de arte e cultura.

O projeto será destinado a 12 jovens com idade de 16 a 21 anos, moradores do bairro da Pavuna, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, que sejam atualmente estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Será necessária a apresentação de histórico escolar oficial no momento do cadastro do participante selecionado.

O processo de formação cultural e prática profissional é composto por nove percursos formativos, no sentido literal de percorrer as diversas áreas e processos de um museu.

Integrados por aulas, oficinas, palestras, visitas, mão-na-massa, e outras experiências; os percursos devem ser cursados integralmente pelos participantes ao longo da formação de 3 agosto a 30 de novembro de 2022, com atividades presenciais e remotas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h, salvo em dias de feriado, casos em que a reposição de aula será combinada, totalizando 174 horas de atividades presenciais, com indicação de atividades complementares, como a participação em eventos promovidos pela Escola do Olhar nos formatos remoto e presencial.

Os 12 selecionados receberão bolsas de estudo no valor de R$ 935 por mês, durante quatro meses.

Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos.

A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master  e o Grupo Renner como apoiador, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com o patrocínio da Wilson Sons e Machado Meyer Advogados via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo RIOgaleão e Icatu e tem a Cultura Inglesa como apoiadora Educacional. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade do MAR.

Por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a BAT Brasil (ex-Souza Cruz) é patrocinadora do MAR de Música. O projeto conta com o apoio da Beck's.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
_____________________________
Serviço:
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
https://docs.google.com/forms/d/1j4IVMnA_K0_KW1LUXtIgj5Ek7O6Xzpr1i61K1KDWce8/edit
EDITAL:
https://docs.google.com/document/d/1OWLvYoNBROwyTtIXAitxXaiatjh4ohz4/edit

Lançamento do edital online: 28 de junho de 2022
Inscrições online: 28 de junho a 17 de julho de 2022
Pré-Seleção dos candidatos a entrevista: 18 e 19 de julho
Resultado dos pré-selecionados para entrevistas: 20 de julho
Entrevista Virtual:  21 e 22 de julho
Resultado seleção final: 23 de julho
Aulas: 3 agosto a 30 de novembro de 2022

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos