Está no ar desde a terça da semana passada, o podcast literário República Popular das Letras (RPL), produzido pelo jornalista Antônio Carlos Queiroz, o ACQ, nos estúdios da 8itobits de Brasília.
Semanal, o programa, veiculado no YouTube, pretende promover conversas informais, nem por isso menos densas, sobre literatura e assuntos culturais em geral. O diapasão será a chamada haute vulgarisation, cara ao historiador Eric Hobsbawm.
O primeiro episódio, com a participação do compositor Clodo Ferreira e o radialista Ruy Godinho, discutiu a questão das letras de músicas como poesia. No segundo, que vai ao ar nesta terça-feira, 17 de maio, a livreira Cida Caldas conta a história da Livraria Sebinho. No terceiro, a diplomata e escritora Maria Lúcia Verdi e o historiador Daniel Faria apresentarão a desconcertante obra do escritor e engenheiro Samuel Rawet, o judeu polaco-brasileiro da equipe de Oscar Niemeyer, que foi responsável pelos cálculos estruturais do Congresso Nacional.
Estão nas próximas pautas da RPL os romances da chamada “jornada do herói”, desenvolvidos por escritores como J. R. R. Tolkien e George R. R. Martin; o livro de viagens O Mundo é uma Escola, do ex-senador Cristovam Buarque; a filmografia do documentarista Vladimir Carvalho; a poética da Literatura de Cordel, segundo o repentista Chico de Assis e o antropólogo João Miguel Sautchuk; a poesia política de Pedro Tierra; o Direito e a Literatura na concepção do professor Cristiano Paixão, da UnB; a poesia de Nicolas Behr e de Chico Alvim; a secular influência literária do filósofo Bento de Spinoza etc etc.
Ao acessar a República Popular das Letras, faça a sua inscrição para não perder nenhum dos bate-papos!
No segundo episódio da RPL, um podcast sobre cultura, música e literatura, a conversa é com a livreira Cida Caldas sobre a história da Livraria Sebinho. E ela explica o que é a toscaixa, onde são guardadas as coisas do arco-da-velha encontradas dentro dos livros usados que chegam à livraria. Assista! https://youtu.be/01Ha19ESNPw