"A vida é de quem se atreve a viver".


Orlando Senna. Emanuelle Araújo e Ícaro Bittencourt durante as filmagens de Longe do Paraíso
”Longe do Paraíso” no Festival de Brasília

O filme Longe do Paraíso, roteiro e direção de Orlando Senna, será exibido hoje (16/12), às 23h, no Canal Brasil.

Esse longa metragem é produzido pela Araçá Filmes e está na Mostra Oficial do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. É a primeira vez que o filme concorre em um festival. Dos seis filmes selecionados para a Mostra Oficial, Longe do Paraíso é a única ficção (os outros cinco são documentários).

Em Iracema-Uma Transa Amazônica e Gitirana, Senna denunciou o falso “milagre econômico” da ditadura, em Diamante Bruto tratou do problema dos garimpos, em Idade da Água chamou a atenção para a diminuição de água potável no planeta, em Longe do Paraíso discute a grave situação agrária do Brasil.

O filme atualiza a questão dos posseiros diante da brutalidade do agronegócio, recorrendo ao mito bíblico de Caim e Abel, a batalha pelo direito da terra. Vamos assistir essa obra que nos trás de volta Orlando Senna à tela e às teles.

Sinopse

Especializado em matar lideranças camponesas, o pistoleiro Kim (Ícaro Bittencourt) comete um erro grave e será executado pela organização criminosa que o contratou. Kim tem um medo sufocante de morrer. A organização decide encomendar-lhe outro serviço, se o fizer escapará do castigo: a morte da líder camponesa Bel (Emanuelle Araújo), sua irmã, a única pessoa que ele realmente ama.

Sobre o Diretor

Diretor e roteirista de filmes como “Diamante Bruto”, “Iracema-Uma Transa Amazônica”, “Gitirana”, “Idade da Água”. Autor de roteiros para tv e cinema a exemplo de “O Rei da Noite”, “Coronel Delmiro Gouveia”, “Ópera do Malandro”, “Oedipus Major”. Seus filmes foram premiados nos festivais de Cannes, Taormina, Pésaro, Havana, Brasília, Rio. Autor dos livros “Xana”, “Um Gosto de Eternidade”, “Os Lençóis e os Sonhos”, entre outros. Foi diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, Secretário Nacional do Audiovisual, diretor geral da TV Brasil, diretor presidente da Televisão América Latina (TAL).

Elenco:
Ícaro Bittencourt
Emanuelle Araújo
Heraldo de Deus
Sonia Dias
Bertrand Duarte
Caco Monteiro

Ficha Técnica:
Ficção, 2019, 106 minutos, Salvador/Bahia
Direção e Roteiro: Orlando Senna
Produção: Solange Souza Lima Moraes
Produtores Associados: Conceição Senna e Orlando Senna
Assistente de direção: Cecília Amado
Direção de Fotografia: Pedro Semanovschi
Montagem: Luiz Guimarães de Castro
Trilha Sonora: David Tygel
Técnico de Som: Fernando Cavalcante
Direção de Arte: Carol Tanajura
Figurino: Diana Moreira
Maquilagem: Nayara Homem
Maquilagem de Efeitos Especiais: Ana Pieroni
Produtores Executivos: Jatir Eiró e Emerson Rodrigues
Direção de Produção: Cláudia Reis

________________
Leia matéria relacionada aqui

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos