"A vida é de quem se atreve a viver".


Maria Maia: “O filme registra a ruptura de fronteiras sociais e econômicas de 36 milhões de miseráveis brasileiros durante o governo Lula.”
Documentário "3 Refeições" será exibido em Los Angeles

O filme 3 Refeições, da cineasta brasiliense Maria Maia, foi selecionado na Mostra competitiva de longas da 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, que será realizado de 21 a 25/10.

“O documentário é o registro da ruptura de fronteiras sociais e econômicas de 36 milhões de miseráveis brasileiros. Gente que saiu da extrema pobreza e ascendeu a um inédito cotidiano de dignidade cidadã”, diz Maria Maia.

Guiado através das figuras de Antônio Conselheiro e Luiz Inácio Lula da Silva, o filme parte da "Caravana da Cidadania Contra a Fome - Viagem ao Brasil Real", realizada em 1993, quando o ex-presidente refez a viagem feita na infância, saindo de Garanhuns e chegando a São Paulo.

O longa foi filmado em Monte Santo e Canudos, mesma região que Euclides da Cunha visitou e descreveu em Os Sertões, e onde Glauber Rocha filmou Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Com imagens históricas, o filme mostra Lula nos comícios com o povo e em conversas ao pé do ouvido, onde ele, segundo a diretora, escutava as demandas do sertão.

3 Refeições percorre ainda a década de políticas públicas contra a fome no país, a partir de 2003, entrevistando personalidades como João Pedro Stédile – do MST –, Patrus Ananias, Tereza Campello, Maria Laura, Tereza Cruvinel, Maria Coeli, Samuel Pinheiro Guimarães e Concita Maia.   Mais informações sobre o filme clique aqui.

Sobre a diretora

Maria Maia é cineasta brasiliense nascida no Acre, graduada em Sociologia e Antropologia e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), onde defendeu a dissertação “Escritura Fílmica: Dramaturgia do Enredo e Dramaturgia da Forma, sobre o processo de criação da linguagem cinematográfica.” Poeta e escritora, publicou poemas em antologias, jornais e revistas. É autora dos livros: “Desejante” (2018) e “Quase toda poesia” (2019). E do ensaio “Villa-Lobos pelo Mundo toca a Alma Brasileira”.

Como cineasta, realizou 63 filmes, entre curtas, médias e longas. Durante 20 anos trabalhou como roteirista e diretora de filmes na TV Senado, onde produziu títulos sobre personagens como Claude Lévi-Strauss, Candido Portinari, Glauber Rocha, Darcy Ribeiro, Chico Mendes entre outros.

Também produziu filmes independentes, como os curtas Inferno e paixão; Espelhos Abomináveis; Reservas Extrativistas na Amazônia; Deuses no Juruá (em codireção com Rogério Sganzerla); e os longas 3 Refeições e Sonia e Lygia. Este último sobre as irmãs multiartistas Sonia Lins e Lygia Clark, em processo de lançamento.

Ao longo de sua trajetória no cinema, teve filmes exibidos em mostras e festivais no Brasil, Londres, Paris, Capbreton (França), Milão, Buenos Aires e Atenas.

O Festival

Considerado o festival de cinema brasileiro de maior prestígio no exterior, o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) foi fundado em 2008, tornando-se uma vitrine para as produções brasileiras em Hollywood.

O festival já exibiu mais de 800 títulos, premiou mais de 300 profissionais do cinema e contribuiu para a realização de longas metragens no Brasil em parceria com os Estados Unidos, além de ter colaborado para o licenciamento de diversos títulos brasileiros nos EUA.

Veja a programação completa no site do LABRFF 2020, https://labrff.com/  e faça sua inscrição para assistir a todos os filmes na plataforma https://filmocracy.com no período de 21 a 29 de outubro.

Mostra competitiva de longas-metragens

“Piedade”, de Claudio Assis
“Lima Barreto”, de Luiz Antonio Pilar
“A Queda”, Diego Rocha
“Detour”, de Arthur Lins
“A Batalha de Shangri-lá”, de Severino Neto e Rafael Carvalho
“3 Refeições”, de Maria Maia
“King Kong em Assuncion”, de Camilo Cavalcante
“Loop”, de Bruno Bini
“Acqua Movie”, de Lírio Ferreira
“Sea Whithin”, de Dainara Toffoli
“EAS - Anti Sequestro”, de Marcos Dartagnan

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos