"A vida é de quem se atreve a viver".


Historiadora Mary Del Priore fala nesta terça (9/4), às 19h, no Teatro dos Bancários de Brasília
Mary Del Priore: amor e afetividade na história do Brasil

A historiadora Mary Del Priore participa da terceira edição dos Diálogos Contemporâneos com um tema bastante atual: “Amor e Afetividade na História do Brasil”. Amanhã, 9/4, no Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília, (EQS 314/315 Sul, Bloco A), às 19h. Entrada franca.

Del Priore fará uma abordagem das relações afetivas e sua construção histórica na sociedade brasileira. O lugar do amor nas suas diversas manifestações, e o espaço da empatia e da solidariedade no Brasil contemporâneo.

A historiadora, que já escreveu 48 livros e recebeu os principais prêmios de literatura no Brasil, conhece como poucos a intimidade e os elementos fundantes da sociedade brasileira. No clima de ódio em que vivemos atualmente no Brasil, é muito conveniente ouvir o que tem a dizer Del Priore. Agende!

Del Priore é também biógrafa. São dela outros livros biográficos: “O Príncipe Maldito”, que revela quem foi o neto de Pedro II, Pedro Augusto de Saxe e Coburgo, que tinha ambições de subir ao trono; “A Condessa de Barral”, em que revela a vida de Luísa Margarida Portugal e Barros, paixão do Imperador Pedro II por mais de trinta anos: e a “A Carne e o Sangue”, sobre a vida íntima da Imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I e Domitila, Marquesa de Santos, em que revela detalhes do triângulo amoroso que abalou a sociedade brasileira da época.

Em “Histórias da Gente Brasileira”, Mary Del Priore vai além da biografia. Nesse livro a autora, em quatro volumes, detalha a vida e os ambientes domésticos do Brasil Colônia.

Depois de Mary Del Priore, o ciclo Diálogos Contemporâneos contará ainda com a presença do escritor Paulo Lins, com a atriz e dramaturga Grace Passô, com o filósofo Pablo Ortellado, com o poeta e agitador cultural Sérgio Vaz e com o escritor e jornalista Eduardo Bueno.  A cada semana, sempre às terças-feiras, um convidado tratando de um aspecto do pensamento contemporâneo. A entrada para as palestras é franca e o Teatro dos Bancários (localizado na Entrequadra 314/315 Sul) tem capacidade para acolher até 470 espectadores. As palestras começarão sempre às 19h e as senhas serão distribuídas meia hora antes, às 18h30. O ingresso no teatro estará sujeito à lotação do local.

Mary Del Priore é pós-doutora pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris, ex-professora de História da USP e da PUC-RJ. Atualmente é professora da pós-graduação de História da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói – RJ).

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos