Por que será que todo mundo quer ficar pra semente?
As pílulas do Dr. Benjamin Button

Antônio Carlos Queiroz (ACQ) –

“Tudo é vaidade e correr atrás do vento”, dizia o Eclesiastes, e por isso o vaidoso (vanus, oco, vazio) corre atrás dos aduladores que insuflem o seu ego. Também por essa razão os amigos puxa-sacos são inimigos com armas muito mais letais – os elogios – do que os mísseis dos inimigos. Como disse o poeta Francisco de Quevedo y Villegas, “bien puede haber puñalada sin lisonja, mas pocas veces hay lisonja sin puñalada”.

A gente poderia discutir aqui, a propósito, a busca frenética por likes nas redes sociais, ou a construção das celebridades. Mais modesto, vou contar um curioso caso que eu mesmo construí, explorando a vaidade de um amigo que não vejo há dez ou doze anos, o Maurílio.

Quando a cena aconteceu, o Maurílio devia beirar os 70 anos, quase dois metros de altura, empertigado, um sujeito elegante. Um dia ele chegou na cooperativa dos jornalistas que eu dirigia, e deu bom dia. Como sempre, revidei com a minha resposta padrão: “Excelente!” Em tempos imemoriais descobri que essa fórmula arrogante deixa os amigos muito felizes, e putos os inimigos!

Esfúzio – Pode ser que eu tenha exagerado no esfúzio porque o Maurílio perguntou o que é que eu fazia para me manter tão jovem e jovial e exuberante. Qual era o segredo? Alguma droga, algum suplemento vitamínico? Súbito, bolei uma sacanagem. Depois de fingir negaças, para não entregar o ouro, admiti que andava tomando as pílulas do Dr. Benjamin Button. Os olhos do Maurílio cintilaram, ávidos por detalhes. Solícito, despachei alguns em cascatas. 

Primeiro, inventei que a receita das tais pílulas teria sido desenvolvida por pesquisadores do renomado Centro de Pesquisa Gerontológica de Moscou, inclusive com a participação voluntária do nosso Luiz Carlos Prestes, quando ele morou naquela cidade até 1979. Ora, acrescentei, o Prestes foi um notório consumidor de sementes de girassol, sabidamente ricas em vitaminas A, B12, C, E e K, tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico e mais… fósforo, magnésio, ferro e cálcio. Uma potência!

Daí fiz uma longa preleção sobre os benefícios do folato (ácido fólico), desde o desenvolvimento do sistema nervoso do feto até a idade madura, concedendo que a sua suplementação não protege contra doenças coronarianas ou contra os acidentes vasculares encefálicos, muito embora reduzam os níveis de homocisteína, um aminoácido pró-aterogênico e pró-trombótico. O Maurílio ouvia tudo atentamente, os olhos estatelados.

Eu disse então que desde a década dos 80 as pílulas do Dr. Benjamin Button foram otimizadas por nutricionistas canadenses, americanos e até goianos, que a elas adicionaram antioxidantes (glutationa, enzimas catalase, dismutase, peroxidases etc) e doses extras de ácido pantotênico, presente na polpa do pequi, muito importante para acelerar as respostas do organismo ao estresse, melhorar o metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares etc.

Brad Pitt – A essa altura o Maurílio já estava babando. E eu ali, fazendo esforço para não cair na gargalhada e estragar a brincadeira. Imaginei então o que poderiam pensar da gozação o próprio Benjamin Button (Brad Pitt) e a Daisy Fuller (Cate Blanchett) no filme do David Fincher.

– ACQ, eu preciso tomar essa maravilha, rapaz! Onde eu compro?

– Maurílio, meu velho, é fácil! Só tem que correr até uma farmácia de manipulação. Eles vão lhe pedir alguns dados pessoais, idade, doenças que sofreu, medicamentos e suplementos que está usando etc, para poderem customizar as pílulas. Para cada indivíduo, as doses adequadas de cada componente. E o preço não é alto, não, viu!

 – Vou lá ainda hoje!

Ai, ai, algumas horas mais tarde o Maurílio me ligou dizendo que na farmácia ninguém sabia das tais pílulas do Dr. Benjamin Button. “Como não?”, protestei. “Pois é, estou aqui com a moça do balcão e ela disse que nunca ouviu falar”. Pedi pra ele passar o celular pra atendente. Disse pra ela ficar séria quando eu começasse a contar a história, e expliquei que era uma brincadeira tipo primeiro de abril… Pedi que no fim do papo ela revelasse a trampa.

Não demorou 20 minutos o Maurílio invadiu a minha sala, bravo, com a cara de um São Bernardo tristonho, ali estampada uma decepção de século e meio. Eu mesmo me desmanchava com todos os 64 dentes arreganhadamente. O Maurílio ainda quis reclamar, mas cadê clima?

Tirei um derradeiro sarro: “Ô, Maurílio, você acaba de ganhar pelo menos mais três meses de vida, cara!”
 

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos