"A vida é de quem se atreve a viver".


Vieira, no Sermão da Sexagésima:  “O pregar que é falar faz-se com a boca; o pregar que é semear, faz-se com a mão. Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras”.
Padre Antônio Vieira: O imperador da língua portuguesa

Luiz Philippe Torelly –

Um nome anda esquecido, pouco lido, muito embora exista uma grande e qualificada fortuna crítica sobre sua vida: Padre Antônio Vieira. Seus sermões, cartas e livros continuam a fascinar e a gerar polêmicas através dos séculos, embora seu público hoje seja menor, continua referência obrigatória para historiadores, filósofos, teólogos, bem como dicionaristas e filólogos. Sua escrita barroca com a sintaxe própria de seu tempo, o uso intenso de metáforas e alegorias, pode ser uma das causas dessa amnésia.

Tal qual Guimarães Rosa, usufruir sua leitura às vezes exige algumas tentativas e abordagens sucessivas.

Sua longa existência e seu início precoce na literatura mundana e litúrgica, deixou um enorme legado e um testemunho inigualável de seu tempo.

Nascido em Lisboa em 1608, veio para a Bahia ainda menino, acompanhando seu pai funcionário da coroa portuguesa. Reza a lenda que após ingressar no Colégio dos Jesuítas de Salvador, não vinha tendo um bom desempenho escolar. Foi então acometido de forte dor de cabeça.

Após o episódio, sua inteligência e argúcia, afloraram com grande intensidade e o acontecimento passou a ser conhecido como “o estalo do Vieira”. Aos 18 anos, em 1626, foi responsável por escrever a Carta Ânua Jesuítica do Brasil, o mais importante documento anual de cada província a ser distribuído às demais em todo o mundo. Os jesuítas já eram então uma organização global. Presentes em todos os continentes.

Na casa dos 20 anos dá início à produção de seus sermões, que marcaram a literatura luso-brasileira e que até hoje são estudados e reinterpretados. Um dos primeiros e mais importantes é o denominado da XIV do Rosário.

Vieira o prega em um engenho próximo a Salvador, exortando os escravos a suportar os infortúnios da escravidão, em benefício da salvação eterna:

“Em um engenho sois imitadores de Christo crucificado, (...) porque padecido em um modo muito similhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz, e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. (...) A paixão de Christo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e taes são as vossas noites e os vossos dias. Christo despido, e vós despidos: Christo sem comer, e vós famintos: Christo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes affrontosos, de tudo isso se compõe a vossa imitação, que se fôr acompanhada de paciencia tambem tera merecimento de martyrio”.

Temas como a escravidão indígena e africana, judaísmo, messianismo e o futuro de Portugal, serão dominantes em sua obra, de forte caráter profético. Homem ainda pré-iluminista, Vieira era sobretudo um agente da coroa, da cruz e da espada, embora em muitas circunstâncias tenha exposto sua própria vida na defesa dos indígenas e em outros enfrentamentos com autoridades e colonos. Referia-se por exemplo aos bandeirantes, como “aquela canalha de São Paulo”.

Em 1640, com a restauração portuguesa, Vieira foii para Portugal onde desempenhou importante papel na corte do Rei D. João IV. Em suas novas funções, Vieira se ocupou de missões diplomáticas e políticas com o intuito de obter um acordo vantajoso à coroa na questão da ocupação dos holandeses de grande parte do Nordeste brasileiro, bem como outras de caráter comercial e sucessório. Através de um documento denominado Papel Forte, ele propôs a entrega do território ocupado, como forma de estabelecer uma paz permanente com a Holanda. À época, a nação lusa, além de enfrentar os holandeses no Brasil, tinha escaramuças permanentes com a Espanha, que desejava o retorno de Portugal à condição de vice-reino. Felizmente seu projeto fracassou e não foi levado adiante.

Pernambuco e as demais províncias foram libertadas, pela ação das forças brasileiras arregimentadas pelos governadores e senhores de engenho endividados com os holandeses.

A morte de D. João IV determinou a saída de Vieira de suas funções na administração do reino. Retornou ao Brasil e foi compor a recém-criada missão jesuítica do Maranhão. Desenvolveu intenso trabalho missionário, em conflito permanente com os colonos adeptos da escravização do indígena. Depois de quase 10 anos sua presença passou a representar risco de vida. Assim se pronunciou em seu famoso Sermão de Santo Antônio aos Peixes, três dias antes de partir:

"Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!”.

Após nove anos no Maranhão Vieira retorna a Portugal. É então alvo da inquisição em função de seus escritos, especialmente um denominado “Esperanças de Portugal”, onde previa um futuro redentor para a nação portuguesa, baseado nos escritos de velho testamento e nas profecias de Bandarra, um sapateiro português que viveu um século antes. Dois de seus livros mais importantes, História do Futuro e a Chave dos Profetas são impregnados de um messianismo fortemente enraizado na cultura lusitana.

Vieira então é preso por quatro anos, acusado de herético e judaizante. Libertado por influência do papa, vai para Roma onde desempenha importante papel na cúria romana. Seus sermões atraem grandes e qualificadas plateias, o que lhe traz prestígio e autoridade. Em 1681 retorna ao Brasil onde irá concluir e organizar sua extensa obra. Morre em Salvador, Bahia, aos 89 anos.

Para entender o pensamento de Vieira é necessário naturalmente estudar o momento histórico em que viveu e as circunstâncias sociais, econômicas e culturais. O instituto do padroado, vinculava a igreja portuguesa a autoridade do rei, que inclusive era responsável por pagar os meios de subsistência do clero, bem como construir e manter igrejas, seminários e conventos. As guerras frequentes entre as potências da época, marcadas pelos interesses mercantilistas coloniais, eram outro componente fundamental da dinâmica econômica e territorial. Portugal tinha um grande império, mas uma pequena população e escassos recursos militares. Os jesuítas se constituíram na mais ativa ordem religiosa no âmbito da catequese e da educação. Eram alvo permanente de pressões e conflitos com os colonos e com a coroa.

Sua inteligência aguda e riqueza poética as vezes se empanam por certas posturas contraditórias com seus escritos. Vieira combatia a crueldade da escravidão africana, mas concordava sob o argumento de que ela era indispensável para à colonização. Defendia os índios, mais assentia que aqueles aprisionados em “guerras justas” eufemismo para justificar o aprisionamento, se tornassem escravos. Da mesma forma que combatia o papel genocida das bandeiras paulistas e das “guerras justas” aos índios, defendeu a destruição do Quilombo dos Palmares, sob o argumento que se isso não ocorresse a escravidão se extinguiria. Um papel ambivalente e contraditório que traz uma nódoa a sua reputação humanista.

Vieira é sem dúvida a maior fonte qualificada para a história e literatura do Brasil e de Portugal durante o século XVII. O epíteto de imperador foi lhe atribuído por um dos grandes poetas da língua portuguêsa: Fernando Pessoa. Deve ser lido com olhar crítico, a luz da perspectiva histórica e das ideias dominantes em sua época. Há um ditado corrente entre seus estudiosos que “Vieira é para a vida inteira”. Tal a extensão e complexidade de seu legado. Ninguém menos do que o historiador inglês Charles Boxer, autor de livros fundamentais sobre a história do Brasil e de Portugal, refere-se a Antônio Vieira como um dos maiores nomes da história ocidental e não apenas do Brasil e de Portugal.

Para concluir um pequeno trecho de seu igualmente famoso Sermão da Sexagésima:

“O pregar que é falar faz-se com a boca; o pregar que é semear, faz-se com a mão. Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras”.

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