"A vida é de quem se atreve a viver".


Marx: o fetichismo na sociedade do capital

Os primeiros manuscritos de 1863-1867, de O Capital, Livro I, de Karl Marx, fazem parte da obra-prima com o título Resultado do processo de produção imediato. Esse capítulo encerraria o volume I e serviria de ponte para o volume II. Nele são apresentados de maneira substancial pontos centrais da reflexão marxiana.

O volume, publicado pela Editora Boitempo, traz ainda, como apêndice, o Questionário para trabalhadores, mais conhecido como Enquete operária. Essa é a primeira tradução brasileira diretamente do original em alemão.

Segundo Ricardo Antunes e Murillo van der Laan, no texto de apresentação, “Marx refere-se à mercadoria de maneira bastante concreta, não somente como um pressuposto para a produção capitalista, mas como resultado de seu processo produtivo. [...] Por outro lado, analisa as formas diversas do fetichismo típicas da sociedade do capital, expressão da peculiar divisão social do trabalho mediada pelas coisas, mostrando os reflexos desse fetichismo nas interpretações dos economistas burgueses”.

Produzido numa fase decisiva do desenvolvimento intelectual de Marx, o Capítulo VI condensa alguns dos principais momentos da argumentação do autor em O Capital, que na versão final da obra, concebida como um “todo artístico”, se espraiam por várias seções. Por isso, oferece um ponto de vista privilegiado para temas como a operação concreta da mercadoria, presente sobretudo no Livro III, ou para a reflexão sobre a subsunção formal e a subsunção real do trabalho ao capital, ponto crucial da elaboração e do procedimento metodológico de Marx.

No apêndice Questionário para trabalhadores, ou Enquete operária, está a preocupação de Marx com o cotidiano da classe trabalhadora. Redigido para La Revue Socialiste e propagada entre os trabalhadores franceses, o questionário tinha como objetivo evidenciar, de maneira metódica, as contradições e os privilégios do capital e apresentar aos trabalhadores as possibilidades de resistência à exploração à qual eram submetidos.

A enquete serviu, ainda no século XIX, de modelo para outros questionários semelhantes na Europa. Ao longo do século XX foi inspiração para movimentos socialistas e pesquisadores em diferentes países e, no século XXI, continua a demonstrar sua vitalidade, no contexto dos processos de trabalhos uberizados e plataformizados.

Trecho

“Não é o trabalhador que utiliza os meios de produção, mas os meios de produção que utilizam o trabalhador. Não é o trabalho vivo que se realiza no trabalho objetivado como seu órgão objetivo, mas é o trabalho objetivado que é mantido e aumentado pela absorção do trabalho vivo, e assim se torna valor que se valoriza, capital, e funciona como tal. Os meios de produção só aparecem como absorvedores de um maior quantum possível de trabalho vivo. O trabalho vivo aparece apenas como meio de valorização dos valores existentes e, portanto, de sua capitalização”.

Sobre o autor

Filósofo alemão, Karl Marx é pai do socialismo científico, também conhecido como marxismo. Seus trabalhos influenciaram diversas áreas do saber humano, como a sociologia, a economia, a filosofia, a história, a crítica literária, o urbanismo e a psicologia.
________________
Ficha técnica:
Título: Capítulo VI (inédito): manuscritos de 1863-1867, O capital, Livro I
Título original: Sechstes Kapitel - Resultate des unmittelbaren Productionsprocesses/Questionnaire for Workers
Autor: Karl Marx
Tradução: Ronaldo Vielmi Fortes
Apresentação: Ricardo Antunes e Murillo van der Laan
Páginas: 176
Preço: R$ 53
www.boitempoeditorial.com.br

Você não tem direito de postar comentários

Destaques

Mais Artigos